domingo, 15 de maio de 2011

Johann Sebastian Bach. Pequena Biografia e Obras


Johann Sebastian Bach
Pequena Biograffia e Obras

Johann Sebastian Bach  Nasceu em Einsenach - Alemanha  no dia  21 de Março de 1685 e morreu em 28 de Julho de 1750  Leipzig . Bach  foi um grande compositor, cantor, professor, maestro, tocava vários instrumentos como: orgão, violas , violinos e cravo ( Instrumento diga-se, Pai do Piano)
Veio de uma família de  tradição musical,  mostrou possuir talento bem cedo  e logo tornou-se um músico  bem completo. considerado um estudante destemido,  adquiriu  um conhecimento  bem grande e vasto da música europeia de sua época e de gerações anteriores. Assumiu vários cargos em igrejas e cortes alemãs. Sua função mais destacadas foi a de  Cantor da Igreja de São Tomás e como  Diretor Musical da cidade de Leipzig. Lá , Bach desenvolveu grandemente  a parte final e mais importante de toda a sua carreira. Foi um grande mestre no
 repertório de música contrapontística  germânica como base de seu estilo. Mais tarde teve grande influência da música italiana e francesa, com isso sua obra se enriqueceu muito e transformou, realizava-se então uma síntese em multiplicidade de  várias tendências.  Bach desenvolveu e foi praticante de  quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo.
Tinha uma  habilidade impressionante junto ao órgão e ao cravo e foi  considerado também como o maior virtuose de sua geração e um espetacular especialista na construção de órgãos. Desenvolveu também qualidades como maestro, cantor, professor e violinista. É interessante saber que como compositor seu mérito recebeu aprovação limitada e nunca foi exatamente tão popular. A maior parte de sua música caiu no esquecimento após sua morte, mas  recuperou-se no inicio do século XIX e  a partir daí, seu prestígio jamais deixou de crescer . Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da Música Barroca e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero. 
Algumas Peças mais conhecidas e importantes :
Concertos de Brandenrburgo
Cravo bem temperado
Sonata e partitas para Violino solo
Tocata e fuga em Re Maior
Missa em Si Maior
A Paixão segundo São Mateus
Oferenda Musical
A Are da Fuga e Várias Cantatas
Raimundo Soares de Andrade é Pastor e 
formado em Música pela Universidade Federal do Paraná em 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário