segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mariposa Esquisita. Cabeça de jacaré, olhos de coruja

Passeando hoje a tarde pelo pátio da escola me deparei com essa figura estranha e muito esquisita, digo que é primeirra vez que vi um bicho assim . Uma mariposa  bem diferente. Sua cabeça parece um jacaré e suas asas(quando abertas) parecem enorme olhos de corujas. Procurei na internet uma foto parecida mas nãos encontrei nada. Se alguém ler meu artigo e souber o nome científico dela(específico) deixa um comentáriocom nome e eu postarei em seguida. Viva a natureza brasileira, viva DEUS, viva o Senhor criador de todas as coisas.
Obs.Promessa cumprida. Quero agradecer a blogueira Andréa por ter me ajudado nessa descoberta, enviando pra mim mais informações sobre essa mariposa. OBRIGADO. ( Conheça o blog daAndréia:
http://rompendolimiteseampliandofronteiras.blogspot.com/
Paz seja contigo..Parabens por seu blog..muito interessante..achei essa foto muito interessante , pois ja conhecia esse estranho bicho pois eu morei em Rosario oeste - mt, até os meus 25 anos, agora moro em Pirasununga Sp...por ai tem muitos desses bichinhos e eu conheço  por cobra cigarra, entao foi só digitar no google e la apareceu um monte de bichinhos como esse,rsss...Deus te abençoe a vc e toda sau familia..um abençoado ano..veja as descriçoes : Nomes vulgares: Jequitiranabóia, jequiranabóia, jetiranumbóia, jitiranabóia, jiquitiranabóia, tirambóia, jaquiranabóia, cobra-voadora, cobra-do-ar (Norte do BR), cobra-de-asa (Norte do Brasil) e em inglês, Alligator - Headed Lantern Fly. Nome científico: Fulgora laternaria (L., 1758) Origem do Nome:Descende do tupi-guarani, onde iakirána = "cigarra" e mbóia = "cobra". Portanto a definição indígena corresponde a "cobra " e Jequiranabóia, a pronúncia original indígena. Ordem: Hemiptera Subordem: Auchenorryncha Família: Fulgoridae (Fulgorídeos) em Mariposa Esquisita. Cabeça de jacaré, olhos de coruja
Acrescentado por  Cesar Crash em 18/12/12
Gostaria de acrescentar que Jequitiranaboias não são mariposas, mas fulgorídeos, como a Andreia cita. Fulgorídeos pertencem a uma ordem totalmente distinta das mariposas, são até mais aparentados dos percevejos. Um erro comum é pensar que todas as jequitiranaboias são F. laternaria, pois existem algumas outras espécies. E, mesmo que seja esta espécie, é preciso tirar o N: Fulgora laternaria, não laNternaria, como muitas fontes dizem. em Mariposa Esquisita. Cabeça de jacaré, olhos de coruja
Obrigado Cesar pela contribuição

Sobre Mariposas e borboletas:

Borboletas e mariposas possuem escamas coloridas nas asas.  Como todo inseto, borboletas e mariposas têm o corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos ( formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômen encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. Borboletas e mariposas apresentam 4 fases distintas em seu desenvolvimento: ovo, lagarta - fase jovem, crisálida - transformação e borboleta - fase adulta
Quase todas as espécies de borboletas são ativas durante o dia Muitas espécies de borboletas têm diferentes cores e texturas em suas asas, um dos motivos que fazem seus admiradores colecioná-las. Já as mariposas geralmente ativas durante a noite atraída por focos de luz esta é uma das diferenças entre borboletas e mariposas. Existem muitas espécies de borboletas e mariposas. As borboletas são importantes polinizadoras e alimentam-se de líquidos variados. O corpo da borboleta é muito leve, as asas são muito largas, mas, mesmo assim ela acaba conseguindo pousar na flor aberta, de onde suga o néctar adocicado. As borboletas existem em todas as partes do mundo, com exceção das regiões glaciais .
Fonte de pesquisa:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/borboletas2.htm

2 comentários:

  1. paz seja contigo..Parabens por seu blog..muito interessante..achei essa fot ointeressante , pois ja conhecia esse estranho bicho pois eu morei em rosario oeste mt, ate os meus 25 anos, agora moro em pirasununga sp...por ai tem muitos desses bichinhos e eu conheço os por cobra cigarra, entao foi só digitar no gogle e la apareceu um monte de bichinhos como esse,rsss...Desu te abençoe a vc e toda sau familia..um abençoado ano..veja as descriçoes :

    Nomes vulgares: Jequitiranabóia, jequiranabóia, jetiranumbóia, jitiranabóia, jiquitiranabóia, tirambóia, jaquiranabóia, cobra-voadora, cobra-do-ar (Norte do BR), cobra-de-asa (Norte do Brasil) e em inglês, Alligator - Headed Lantern Fly.
    Nome científico: Fulgora lanternaria (L., 1758)
    Origem do Nome:Descende do tupi-guarani, onde iakirána = "cigarra" e mbóia = "cobra". Portanto a definição indígena corresponde a "cobra " e Jequiranabóia, a pronúncia original indígena.
    Ordem: Hemiptera
    Subordem: Auchenorryncha
    Família: Fulgoridae (Fulgorídeos)
    Gênero: Fulgora
    Espécie: F.lanternaria ( L. , 1758).

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de acrescentar que Jequitiranaboias não são mariposas, mas fulgorídeos, como a Andreia cita. Fulgorídeos pertencem a uma ordem totalmente distinta das mariposas, são até mais aparentados dos percevejos. Um erro comum é pensar que todas as jequitiranaboias são F. laternaria, pois existem algumas outras espécies. E, mesmo que seja esta espécie, é preciso tirar o N: Fulgora laternaria, não laNternaria, como muitas fontes dizem.

    ResponderExcluir