segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vespas e Marimbondos. Casa Edificada.

Marimbondo ou Vespa?
É interessante mas, marimbondo é o nome popular dado às vespas.Eles são insetos voadores parentes das abelhas e  também das formigas. A maioria dos marimbondos constrói suas casas (ninhos) fechados ou abertos, mas, algumas espécies dos maribondos fazem seus ninhos no chão, como se fossem uma toca.
Construção de sua casa
Para a construção de uma casa, precisam primeiro da matéria-prima básica. Para isso, o marimbondo raspa com sua mandíbula a fibra de madeiras mortas, como galhos de árvores e troncos caídos. Depois ele mastiga essa fibra e a mistura com água e com a própria saliva. Essa fibra amolecida é regurgitada pelo marimbondo no local onde ele pretende construir a sua casa. A modelagem dos favos é feita com as patas dianteiras e com as mandíbulas. Toda a construção leva apenas alguns dias para ficar pronta.Curiosidade
Mesmo com toda esta dinâmica é difícil estabelecer um padrão de construção para todos os tipos de vespas, já que no Brasil existem cerca de 500 espécies diferentes.

Reflexão: O Salmos 127-1. Diz: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. É preciso portanto deixar o Senhor ser a Rocha principal do seu lar e somente assim terás um lar bem guardado protegido e abençoado. Que o Senhor Edifique o seu lar com todo o amor , paz , fé e muitas bênçãos.
Pr. Raimundo Soares de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário