quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Formação em Rede: Orientações Curriculares da Educação Básica para Mato Grosso


CEFAPRO de Rondonópolis-MT, realiza nos dias 10 a 13 de setembro  de 2012 a "Formação em Rede: Orientações Curriculares da Educação Básica para Mato Grosso", No evento participam em torno de 400 profissionais da educação do Polo da Região Sul do estado, envolvendo um total de  14 cidades participantes . Será abordado uma possibilidade metodológica de trabalho com as orientações curriculares no interior da escola. Apresentações culturais de escolas da região,  deram brilho as atividades. 
Essa necessidade, como todos sabemos bem, vai muito além de uma convocação vinda da SEDUC. Nós profissionais da educação sentimos no cotidiano da escola que o nosso tempo e espaço vividos exigem inovações. Métodos de ensino, formas de conceber e realizar a avaliação, modos e comportamentos relacionais inter e transpessoais e, o próprio conhecimento, matéria prima do universo escolar, são dinâmicos e se modificam constantemente, o que por si só nos obriga a revê-los, sempre! Além disso, queremos que a aprendizagem dos nossos estudantes se superem, que eles aprendam mais e se relacionem de forma mais saudável com eles mesmos e com e no mundo que os cerca. Nosso desejo uníssono é de que eles possam enfrentar os desafios da vida munidos das ferramentas adequadas para tanto!(Cefapro-Roo-MT)


Nesse  espaço os  educadores poderão falar, ouvir, conhecer, expressar, pensar junto, criar, compartilhar, enfim, doar-se e receber em favor da melhoria do trabalho de todos nós.
A formação será composta de um total de 40 horas que serão certificadas pelo CEFAPRO de Rondonópolis. Haverá a parte presencial dos dias 10 a 13 de setembro, perfazendo 28 horas e, a parte da leitura prévia e do trabalho posterior, ou seja, do planejamento do repasse a ser feito pelos participantes da etapa presencial nas escolas/municípios em que atuam (mediante entrega de plano), perfazendo 12 horas.

ATIVIDADES          
10/09   18h00 as 22h00            Auditório JOÁ         
"O processo de construção e concepções das Orientações Curriculares", com o Professor Ederson Andrade
11/09   07h00 as 11h00            Auditório JOÁ         
"A origem da proposição do Complexo Temático", com os Professores Flavia Martins Gonçalves e Sávio Antunes dos Santos
13h00 as 15h00          Auditório JOÁ           "A origem da proposição do Complexo Temático", com os Professores Flavia Martins Gonçalves e Sávio Antunes dos Santos
            15h15 as 17h00          - Auditórios    Trabalho nos grupos: o fenômeno
12/09   07h00 as 11h00          -Auditórios    
Trabalho nos grupos: campos conceituais e;
Trabalho nos grupos:
 Planejamento do complexo temático nas áreas do conhecimento
            13h00 as 17h00          - Auditórios   
Trabalho nos grupos: planejamento do complexo temático nas áreas do conhecimento
13/09   07h00 as 09h00          - Auditórios   
Trabalho nos grupos: elaboração da apresentação
            09h15 as 11h00          -Auditório JOÁ          Plenária final
            13h00 as 17h00          -Auditório JOÁ           Plenária final e;
Avaliação da formação

Acesse o link abaixo( Google Docs) com todos os materiais de forma on-line que foram utilizados no encontro. Formação em Rede: Orientações Curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso.

https://docs.google.com/folder/d/0B3TiJkNilsPnVjhTVHpVVjhPR3c/edit
Orientações Curriculares (Clique Aqui)
A todos, nosso singelo agradecimento pela realização do evento:
Mec, Seduc-MT, Escolas do Polo Sul do estado do MT e Cefapro-Roo, palestrantes, 
professores e monitores dos grupos.
PARTICIPOU? GOSTOU DO EVENTO E DAS PROPOSTAS?
 DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Um comentário:

  1. Com certeza foi um evento de muita qualidade e contribuição para o nosso sistema educacional do Mato Grosso. Parabéns a todos os participantes e aos organizadores do Cefapro-Roo.

    ResponderExcluir