quarta-feira, 13 de abril de 2016

CORDAS AFINADAS. prrsoares

CORDAS AFINADAS
Enquanto a Orquestra de Violões se preparava para uma apresentação especial, as pessoas procuravam os melhores lugares daquele pequeno teatro de madeira. Alguns preferiam os lugares mais próximos ao palco para sentir o som suave envolvente que saía das CORDAS AFINADAS, outros, apreciavam ficar mais ao fundo, em reflexão com cada nota executada. A empolgação era geral e todos esperavam ansiosos as cordas divinas soarem  angelicalmente. Alguns apreciadores da música de cordas, diziam que tal som, era como o SOM DO CÉU. Ainda com as cortina abaixadas, a orquestra fazia seu último ajuste. As cordas dos violões precisavam estar afinadas em total consonância uma com a outra. O quarto violão estava lá no canto, o quarto músico, fora beber água, afirmando ter afinado todas as cordas no diapasão do maestro com máxima precisão.
 O apresentador direcionou-se ao palco dando as boas vindas a todos e com  belas palavras anunciou o show da noite. Instrumentos organizados, músicos preparados, estantes arrumadas e partituras prontas para serem usadas. Com certeza, tudo daria certo. Cada um dos seis músicos ocupou seu lugar e segurando com postura e elegância seu violão, esperavam apenas o sinal do maestro para a execução da primeira música da noite: “Jesus Alegria dos Homens” de Johann Sebastian Bach. O Maestro sorri para a plateia, aponta para a orquestra e dá o sinal de inicial com a sua batuta. Todos respiram profundamente. A introdução fora perfeita e a melodia apresentou-se alegre, no compasso e perfeita. Mas, logo se ouve um som diferente em meio às notas executadas. O maestro e os músicos perceberam uma corda desafinada, por fim a plateia também percebe que existe alguma coisa errada. Verdade! Era a quarta corda do violão do quarto músico que não esteve na hora do ajuste final. O som soou desagradável e ao termino da música, houve uma pausa para que todas as cordas fossem afinadas novamente. O show continuou e a alegria dos homens foi completa, exuberante.
O mesmo acontece com as pessoas. Se as cordas da vida estiverem desafinadas, o som soará mal aos ouvidos daqueles que estão ao seu redor e certamente, todos irão perceber. Porque se apenas uma corda estiver desafinada, o som soará desarmonicamente desagradável, imagina, porém o estrago que uma pessoa amargurada, desafinada da alma pode fazer na orquestra de DEUS. Deus tem sua Orquestra Majestosa, A VIDA, e todos podem fazer parte dela, entretanto é necessário que cada integrante esteja com as cordas afinadas e somente assim poderá executar melodias harmoniosas. Acredito que pior que um violão desafinado é uma pessoa rancorosa e arrogante, mas, o bom, é que tanto um como o outro podem emitir sons belos, afinados e harmoniosos, isso depende de quem o manuseia com amor e cuidado. Assim, quando sua vida não vai bem, é como um violão com uma ou mais cordas desafinadas e para soar um som bom e agradável, é necessário que todas as cordas estejam afinadas, melhor ainda se for no DIAPASÃO  de Deus, porque na mais monstruosa das tempestades, é possível sentir segurança no som emitido, afinado e harmonioso e isso traz refrigério e paz aos pés do Senhor. Salmos 23
Cada corda do violão é um conjunto harmônico que tocadas juntas, criam uma perfeita harmonia, porém, se apenas uma desafinar, some-se a perfeição. Seis são as cordas do violão e ambas são contadas de baixo para cima: Mi, Si, Sol, Re, Lá e Mi grave . Ousei dar um atributo para cada uma delas como essenciais à uma boa afinação da vida: 1-MInusiosidade. Você é minucioso e faz o que faz com dedicação? 2- SInceridade. Conservas a sinceridade como ponto importante de crescimento íntimo consigo mesmo, com seu próximo e com Deus? 3-SOLidariedade. A solidariedade é percebida  através de  ações que vem do coração. Você é solidário para com todos, ou somente com os mais próximos? 4- REverência.  Mostre reverencia tendo um padrão de conduta e fé nas tuas ações pessoais. 5-LAboriosidade. Quanto tempo você se dedica as coisas da vida? O labor Deus abençoara e de cada um pede o melhor. 6- MIsericórdia. Só recebe misericórdia, quem é misericordioso.
Que sua vida seja como “CORDAS AFINADAS” emitindo palavras, ações e sons agradáveis a todos e que seu coração seja puro e agradando ao Senhor da Canção: JESUS.
Afine-se então no  DIAPASÃO de Deus e seu som soará suave e cheio de harmonia e paz encantando até os limites do céus e por fim, se tudo estiver em consonância, haverá música boa.

“Cantai ao senhor um cântico novo, TOCAI bem e com alegria. Salmos 33-3”




Raimundo Soares de Andrade, é formado em Música pela UFPR, Curitiba PR. Professor do Projeto Prinart da Escola Est. Prof.ª Eunice Souza dos Santos. prrsoares@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário